top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Axhcar

MAC-USP - Crítica

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) é uma instituição ligada ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária, voltado à produção artística nacional e estrangeira. Em 1963, o MAC/USP nasceu para comportar o acervo de obras de arte que havia recebido do MAM de São Paulo, é composto por coleções de Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. O acervo inicial do Museu é formado por obras de artistas renomados como: Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lygia Clark além de uma belíssima coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade. 

Inaugurado em 1954, o prédio foi originalmente projetado por Oscar Niemeyer para abrigar o Palácio da Agricultura, mas de 1959 a 2008 foi sede do Detran- SP (Departamento Estadual de Trânsito do estado de São Paulo). Desde 2009, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 76 milhões na reforma do complexo para que pudesse abrigar adequadamente o MAC e desde28 de janeiro de 2012 passou a ser a nova casa do museu que até então funcionava em dois endereços. Dessa forma, desde 2012 o museu passa por reformas e construção de dois edifícios anexos, totalizando uma área de 30 mil metros quadrados de arte, para transformar esse monumento da arquitetura moderna do Brasil em um espaço museológico que consiga comportar um acervo estimado em 10 mil obras, entre esculturas, pinturas, gravuras, fotografias e objetos de arte.

O Palácio da Agricultura foi projetado, juntamente com os demais pavilhões do Ibirapuera e possui elementos característicos das obras de Oscar Niemeyer como planta livre e térreo liberado, apoios simétricos em V, conferindo parte dos preceitos corbusianos que foram fundamentais para a arquitetura contemporânea. É impossível não ver associar o prédio do MAC USP com os edifícios do governo projetados em Brasília por Oscar Niemeyer já que seus projetos carregam formas monumentais, simbólicas e esculturais.

O terraço do Museu de Arte Contemporânea tem uma das melhores vistas de São Paulo: a região do parque do Ibirapuera, uma das poucas áreas verdes que resta no coração da cidade.

O museu oferece muitas exposições, algumas não estão articuladas por um tema específico ou por escolhas curatoriais fechadas devido às reformas que ainda estão acontecendo no prédio. Porém, é claro, o MAC USP tem o intuito de estimular a cultura, a história, a arte e a crítica que estão presentes em cada obra e em cada exposição que acontece nele.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page