top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Axhcar

Farol Santander



Conhecido pelos paulistanos como o famoso Prédio do Banespa, o Edifício Altino Arantes reabriu suas portas no dia 25 de janeiro de 2018. No dia do aniversário da cidade, o paulistano ganhou de presente o novo Farol Santander. O edifício fica localizado no centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, e conta com um grande acervo fixo e com algumas obras em exibição por um tempo limitado. O espaço renasceu com o objetivo de atrair as pessoas para o centro da cidade e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício, que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul e, há 70 anos, é um ícone da capital paulista.

Na década de 1940 o edifício surgiu na paisagem da cidade e era considerado um símbolo do futuro e prosperidade na época em que São Paulo estava sendo transformada em metrópole.

As grandes metrópoles dos Estados Unidos começaram o século XX trazendo uma nova ideia de modernidade urbana vertical. Inspirados nos edifícios de Nova York e Chicago, grandes arranha-céus passaram a ser construídos nas maiores cidades da América do Sul.

O arquiteto que desenvolveu o primeiro projeto do arranha-céu, que abrigou por muito tempo a sede do Banco do Estado de São Paulo, foi Plínio Botelho do Amaral, mas, durante a construção, ele acabou sendo afastado por conta de problemas na fundação. Quem assumiu o comando foi a construtora Camargo & Mesquita, que já trabalhava nas obras de estrutura e alvenaria e que trouxe mudanças no projeto, como a inclusão do farol no alto do prédio.

A construção do edifício começou em 1939 e terminou em 1947. Quando foi inaugurado, era considerado o prédio mais alto da cidade de São Paulo. Manteve o título até 1965, com o surgimento do Edifício Itália.

Seu interior, ao contrário da parte externa, sofreu várias alterações que exigiram, no ano de 1990, a intervenção do Museu Banespa, com a elaboração do Projeto de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico do Banespa, tombando algumas áreas do edifício. O objetivo do tombamento foi o de preservar a memória cultural da história do Banespa e evitar futuras reformas ou modificações que venham a implicar na alteração das características originais do edifício. No ano de 2000 o Banespa foi privatizado, sendo vendido ao Banco Santander Brasil.

Parte de seus interiores e seu rico acervo de objetos históricos foram preservados pelo Condephaat no ato de tombamento. A partir de 2000, o Banco Santander Brasil assumiu a preservação desse acervo.


Térreo

O hall de entrada é acessado pela Rua João Brícola, nº 24. Lá, os visitantes já encontram painéis e linhas do tempo, que apresentam um pouco da história do edifício, enquanto esperam para acessar a bilheteria e os elevadores.






Memória - 2º e 3º andares

Os dois andares contam com um acervo histórico e recursos tecnológicos que pretendem dar um tom de memória viva ao espaço. Há uma experiência imersiva com ambiente audiovisual que, além de contar a história do edifício, coloca o visitante em uma sala de atendimento ao cliente com interação virtual para que ele tenha a experiência de abrir uma conta bancária como há 70 anos.



Vista 360 por Vik Muniz - 4º andar

O 4º andar conta com uma grande instalação permanente feita pelo artista Vik Muniz. A instalação Vista 360 consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais, entre eles mais de 20 toneladas de sucatas produzidas no próprio Farol Santander. São 6 painéis de 150x200 cm e 1 painel complementar de 100x2015 cm.




Loft do 25 - 25º andar

O Loft do 25, no 25º andar, é um apartamento com uso exclusivo para eventos, com mais de 335m² e decoração art déco.




Mirante e café - 26º andar

No 26º andar, o público pode acessar o famoso mirante e admirar a capital paulista a 160 metros de altura. Junto ao mirante, há o Suplicy Cafés, com capacidade para aproximadamente 70 lugares, ambientação art déco, e – claro – o horizonte da metrópole ao seu redor.


FAROL SANTANDER Rua João Brícola, 24 Centro, São Paulo – SP | 01014-900 De terça a domingo, das 9h às 19h Mais informações no site oficial

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MAC/USP

Post: Blog2_Post
bottom of page